Um mais ou um menos dia das mães?
- Vitoria Carolini
- 9 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Antes de iniciar esta crônica, gostaria de desejar um Feliz Dia das Mães para a pessoa que foi a minha primeira casa e a minha primeira luz: minha mãe. Mulher, mãe, professora, melhor motorista dessa vida, forte e sortuda. Quero que tenha muita saúde para podermos continuar vivendo esse dia juntas e, principalmente, juntas da mana. Amamos-te muito 💖!

Não há outras palavras ou sentimentos para expressar aqui que não sejam essas, pois não só a minha mãe, como eu e também algumas outras famílias tiveram essa sorte de poder comemorar e ficar feliz por essa data. Creio que o dia de hoje deveria ser tratado como um milagre para quem conseguiu passar pela semana ileso do sentimento de luto.
29 famílias em Jacarezinho. 6 famílias em Saudades. (Não podemos se esquecer da mãe do culpado, imaginem o fardo de culpa que não deva estar sentindo agora...) E mais de 420 mil famílias no Brasil inteiro.
Todos marcados pela perda de suas mães ou de seus filhos.
O Dia Das Mães não pede só sororidade ou equidade para as mães que sofrem com a dupla jornada de trabalho, para mães negras, para mães indígenas, para mães PcDs ou para mães LGBQIA+. Mãe também é pai. É quem cria, ama e cuida. Educa. Briga. Beija. Abraça.
Não significa que irão gostar de carregar esse fardo ou se acharão capazes de exercer esse papel que é para vida toda. Então, hoje, o dia pede empatia. Empatia para as mães que lutam pelos seus filhos, ou para mães que não queriam ser mães, ou para mães solteiras, ou jovens, ou que perderam os seus filhos. Empatia também para os filhos que perderam suas mães. Não entendo a sua dor, mas consigo compreender o que seria viver sem a minha, pois não sabemos o que será do dia de amanhã, talvez seja igual ao de hoje, mas não podemos ter certeza.
Se você puder abrace-a e, principalmente, fique em casa. Salve a sua vida, a da sua mãe e de todo mundo que você conhece ou não conhece. Conscientizem-se, porque não sabemos se essa data foi mais um dia ou menos um dia das mães para quem ainda a tem.


Comentários