top of page

Um ato solitário


"Vacina no braço; comida no prato". Hoje, dia 24, ocorre mais uma entre tantas manifestações que vem ocorrendo em plena pandemia. Participei? Infelizmente, não. Estudo e trabalho — como educadora de redação no PUP Alternativa — em Santa Maria, mas o bendito REDE (Regime de Exercícios Domiciliares Especiais) me fez ficar em casa, mais especificamente em Rosário do Sul. Então, o que dizer de RoSul city? Maravilhosa até certo ponto, pois a bendita, conhecida pela praia com suas areias brancas (devastada pelos areeiros), é tão pacata que se torna acomodada.

Esperava mais? Com certeza! Não só sobre a juventude do século XXI, a liderança, a inclusão de pautas minoritárias e, principalmente, (r)evolução; mas também por estarmos diante de um governo genocida que tentou um esquema de corrupção sobre vacinas em plena pandemia além de tantas outras políticas assassinas da nossa segurança, educação e do nosso meio-ambiente. Lutar é a nossa defesa para conseguirmos sobreviver. Além de que a geração millenium, zillenium e a famosa geração Z eram para estar a frente desses atos, exclamando e exigindo pelo cumprimento da nossa democracia, principalmente, numa cidade com um legislativo e executivo exclusivamente patriarcal e exclusivamente conservadora.

Cadê os grupos de voluntariado, antirracistas e LGBTQIA+? Cadê o movimento estudantil rosariense? Cadê os partidos que vão contra esse governo? Será que só existem para as redes sociais e tempos de eleição? Será que falta senso de liderança na minha geração?

Ai ai... Tantas perguntas sem respostas. Porque não basta haver conscientização e usar meia dúzia de hashtag no Instagram contra esse governo. Temos que reagir e ir contra a onda. Senão, além das quase 550 mil mortes, quantas mais vidas se irão? A doença vai além do COVID-19, porque também estamos perecendo pela precarização da nossa segurança, educação e meio-ambiente.

A inflação aumenta sobre produtos básicos, assim como a nossa água e luz. Sentindo na pele apenas pessoas já vulneráveis socialmente. Pessoas negras, indígenas e ciganas morrendo pelas mãos daqueles que deviam as proteger. Áreas de preservação ambiental sendo invadidas e queimadas para o agronegócio. Professores e alunos tendo seus direitos ameaçados para voltarem ao presencial. Casos de feminicídio e LGBQT+fobia aumentando exponencialmente. Além do neonazismo e o fascismo reascendendo explicitamente em plena luz do dia entre os "nossos representantes". Tudo ocorrendo de forma mais intensa nesses últimos pelo aproveitamento da nossa instabilidade e ineficiência política.

"Ah, mas o presidente tem tanta coisa pra resolver, tadinho..." Uma pessoa que nunca foi capaz para algum cargo político, ainda mais no supremo, e ainda fazendo o mínimo pela população tem mais é que renunciar mesmo — sendo até o melhor para todos nós dada as circunstâncias, pois evitaria que tivéssemos que sair nas ruas exclamando pelo seu impeachment. Então, será mesmo que não é hora de Rosário do Sul acordar e lutar contra este mal? Precisamos nos juntar e se fortalecer. Contudo, se a resposta for "não, não precisamos" é porque a cidade já parou no tempo e permanecer aqui não irá evoluir ninguém, apenas emburrecer.

"Ah, mas Vitória, porque você não fez nada hoje?" Realmente, é hipocrisia da minha parte estar aqui comentando sobre o quão frustrada estou com os jovens rosarienses, enquanto fico com a bunda sentada numa cadeira mexendo apenas os dedos. Até porque também sou jovem, mas não vou inventar desculpas, até porque não há, só irei dizer que: esse é o meu ato 24J solitário contra esse governo.

Por último, deixo esse trecho de uma banda gaúcha, que talvez possa "despertar" a sina de você por justiça.

"Enquanto houver almas perdidas pra arte salvar Todos os altos falantes vão tocar até sangrar Se já vivemos no inferno Eu faço dessas chamas o meu lar We'll fight together

Eu sou a presa que aprendeu que junto A gente mata o predador Acostumado a reconstruir Tudo que o mundo derrubou Você se acha forte Mas não sabe o quanto dói se reerguer

Se eu já venci a morte tantas vezes O que vai ser de você"

Fresno - We'll Fight Together

(trad. livre "Nós iremos lutar juntos")

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
mais ou menos um dia

hoje está sendo um dos dias mais ferrados durante esses dois meses de um recém processo de luto... bateu a raiva, a dor, a carência e,...

 
 
 

Comentários


Palavras em Prática: Escrito por Vit

Para qualquer assunto ou dúvida, entre em contato!

bottom of page